Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

A celulite é uma condição inestética caracterizada por alterações de relevo da pele em áreas corporais que possuem maior quantidade de gordura como nádegas, coxas e abdome. Esta condição confere à pele um aspecto acolchoado, com áreas deprimidas alternadas com áreas elevadas. Ocorre principalmente nas mulheres, que possuem o colágeno da derme menos espesso, o que proporciona menor firmeza à pele em relação aos homens. Uma característica feminina também é a presença de septos fibrosos perpendiculares à superfície cutânea, localizados no tecido gorduroso, que tracionam a pele para baixo e causam as lesões deprimidas (os furinhos), característicos da celulite.

A flacidez é um fator agravante da celulite, responsável pelo aspecto cutâneo pregueado que ocorre progressivamente com o passar dos anos, devido à reabsorção dos tecidos e a perda progressiva de colágeno na derme. As regiões mais comumente afetadas são a face, o pescoço, o colo, os braços, a região medial das coxas, a porção inferior das coxas (acima dos joelhos) e as nádegas.

Vários tratamentos estão sendo desenvolvidos para o tratamento da celulite e da flacidez. Alguns estão bem estabelecidos e respaldados por estudos científicos, como a Subcision® para as lesões deprimidas da celulite e a radiofrequência, as ondas acústicas e o ultrassom focado de alta intensidade para a flacidez. Outras tecnologias e produtos, como os lasers e bioestimuladores, são novas propostas de tratamento com resultados promissores.

Autora: Dra. Taciana Dal’Forno Dini, dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Divi WordPress Theme