A fotoproteção é o principal cuidado para a pele albina

Câncer de pele em albinos pode ocorrer de forma precoce e grave

Por se tratar de uma alteração genética onde o paciente tem ausência ou diminuição de melanina, o Albinismo exige que os cuidados com a pele sejam redobrados, pois, como a pigmentação da pele é responsável pela proteção do sol, os albinos têm maiores chances de desenvolver câncer de pele. A médica dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, alerta que o cuidado com a fotoproteção precisa ser intenso e comportamental.

– O paciente precisa observar uma série de medidas protetoras quando falamos do contato com os raios solares. É preciso não se expor diretamente no período das 10h às 16h, utilizar chapéus, óculos de sol, pois, dependendo dos casos, os olhos também exigem proteção. Em áreas onde não é possível cobrir com roupas, como o rosto, as mãos e, eventualmente, o dorso dos pés, os protetores solares precisam ser utilizados – orienta a médica.

A vice-presidente da SBD-RS também salienta que, quanto mais precoce a compreensão em relação aos cuidados for, melhor para o albino, pois, nas crianças já é possível identificar se há a alteração genética ou não. Isso permite aos pais, quando verificarem isto em seus filhos, darem início de forma antecipada às medidas de proteção e de comportamento.

Celebrado 13 de junho, o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo busca divulgar informações sobre o albinismo, que não tem cura, mas pode ter seus efeitos amenizados. No mundo, cerca de 20 mil pessoas têm algum tipo de albinismo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.