ACNE GRAVE – Dra. Clarissa Prati

A acne vulgar é uma doença de pele inflamatória e crônica, com grande interferência na qualidade de vida, acometendo com maior frequencia rosto, membros superiores e tronco. Ela pode ser classificada como leve, moderada e grave, de acordo com sua gravidade.

Os quadros de acne grave são definidos como apresentando cistos e nódulos. Os tipos mais comuns são:

– Acne nódulo cística: caracterizada por cistos inflamatórios, dolorosos, pequenos ou grandes, isolados ou em grupos, e que podem drenar secreção purulenta e outros fluidos.

– Acne conglobata: é uma forma rara de acne nódulo cística, que ocorre com maior frequência em homens e é caracterizada por grandes e dolorosos cistos que se conectam por baixo da pele, criando grandes abscessos em áreas extensas e que devem ser tratados agressivamente para prevenir cicatrizes e outras complicações.
– Acne fulminans: também mais comum em homens, principalmente adolescentes, é caracterizada por uma inflamação súbita e grave que acomete diversas áreas da pele, associada a febre, dor articular, em especial nos joelhos e quadris, e abdominal. Seu manejo também deverá ser rápido e agressivo.

O dermatologista pode auxiliar na terapêutica destes casos, em geral com medicações sistêmicas, mas tratamentos tópicos ou uma combinação de ambos pode ser necessária, assim como drenagem cirúrgica e infiltração de substâncias em certos casos. Ainda, as cicatrizes e manchas associadas também merecem ser amenizadas, frequentemente com procedimentos realizados em consultório.

Autora: Dra. Clarissa Prati Bernardi Cogo – Dermatologista associada da SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.