Baixa das temperaturas exige cuidados com os cabelos

Oleosidade, fios menos brilhosos e mais porosos são algumas das consequências do inverno

A queda das temperaturas no Rio Grande do Sul é assunto em todos os lugares e os cuidados com a saúde, também precisam ser modificados. Para trazer conforto nesses períodos, é muito comum aumentarmos a temperatura da água no banho. No entanto, a médica dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, explica que o excesso de calor na água prejudica os fios e até mesmo a pele do couro cabeludo.

– Nesta época do ano, os fios do cabelo sofrem com a água quente, que atinge a queratina dos fios, deixando-os mais porosos, arrepiados e com menor brilho. O couro cabeludo também é afetado e observamos aumento dos casos de dermatite seborreica, a popular caspa – salienta a médica.

Clarrisa lembra que, para proteger os fios e preservar o brilho no cabelo, medidas de hidratação e banhos com água morna devem ser adotados. Segundo ela, banhos rápidos, com shampoos que favoreçam a hidratação dos fios são os mais indicados. Para os casos de caspa, o tratamento pode ser realizado com medicações de uso tópico, que devem ser recomendados por um médico dermatologista.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.