Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

Workshop Fraxx

Encerrando as atividades científicas de 2017, receberemos a Dra Carla Presti, no dia 23 de novembro de 2017, para um workshop sobre Radiofrequência Fracionada (FRAXX®).

A Dra Carla Presti é medica dermatologista e preceptora da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC/SP, possui ampla experiência com o Equipamento e já esteve em Porto Alegre na Jornada Gaúcha falando sobre Radiofrequência Fracionada e suas complicações.

O evento será realizado na AMRIGS às 19:00 e terá inscrição gratuita para os associados, com o apoio da Bleymed. Solicitamos que os interessados realizem sua inscrição via e-mail ou telefone à SBD-RS até o dia 22/11/17.

As vagas são limitadas.

Campanha do Câncer de Pele 2017

Pelo 18º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promoverá no dia 02 de dezembro de 2017, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Conforme ocorrido em outros anos, os atendimentos à população ocorrerão em 8 centros distribuídos no nosso estado (PUCRS, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do sul e Tapera) e serão possíveis pela contribuição e mobilização de dezenas de associados.

Além disso, nossa regional pretende realizar outras ações para conscientização sobre o assunto durante o mês de dezembro para dar maior visibilidade a esta causa e demonstrar a população a importância de realizar prevenção primária e secundária do câncer de pele.

Durante o “Dezembro Laranja”, já temos o aceite de distintas instituições para que suas edificações fiquem iluminadas em laranja, cor vinculada à campanha. Ainda, muitas das entidades e instituições de saúde do estado divulgarão mensagens de esclarecimento da campanha em seus sistemas de intranet e portais durante o mês de dezembro. Por fim, uma abordagem educativa diretamente relacionada com a população também está sendo prevista. Além dos atendimentos nos postos já definidos, associados poderão auxiliar na campanha este ano fazendo divulgação de nosso material educativo em diferentes clubes/associações esportivas da capital durante o dia C entre 10-12h da manhã.

Convidamos desde já todos associados interessados em colaborar que contactem a Sra. Genecy Knevitz (SBD-RS) para declarar seu interesse e receber maiores informações. Pedimos a gentileza de fazer o contato até o dia 06 de novembro de 2017 para que possamos organizar e informar com antecedência os procedimentos necessários para a participação. Por fim contamos também com o apoio dos dermatologistas da SBD para que compartilhem nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja e a publiquem com a hashtag #dezembrolaranja

Jornada Gaúcha de Dermatologia 2017

A Jornada Gaúcha de Dermatologia, que ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS) superou expectativas, com um número expressivo de inscritos. Os painéis apresentaram alto nível de conhecimento e de diversidade de temas, com pautas de clínica, cosmiatria e cirurgia. É um tradicional encontro para compartilhamento de experiências e troca de opiniões médicas no Rio Grande do Sul.

Neste ano tivemos 4 cursos pré-Jornada: anatomia da face aplicada a tratamentos estéticos, laser e luzes (as plataformas mais usadas, curso comparativo), emergências no consultórios dermatológico e formulação manipulada: dicas para a prescrição dermatológica.

A Jornada Gaúcha de Dermatologia incluiu os estudantes de medicina, através da reunião das Ligas Acadêmicas de universidades de todo estado, para a apresentação e discussão de casos clínicos.

Um dos destaques da 42ª Jornada Gaúcha de Dermatologia foi a palestra “Radiação Ultra Violeta no RS” proferida pela Dra Damaris Kirsch Pinheiro, engenheira, doutora em geofísica espacial e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Segundo a Dra Damaris, os próximos meses devem contar com um aumento considerável dos índices de radiação ultravioleta no Rio Grande do Sul, intensificando-se entre dezembro e janeiro, atingindo números considerados altos e extremos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). – Estes níveis são normais para esta época do ano (entre outubro e março), só precisamos ter atenção quando há eventos de efeito secundário, que é o ar com baixa concentração de ozônio que parte da Antártica e que atinge o nosso estado, tornando os raios UV ainda mais perigosos – explicou Dra Damaris.

Tema de campanhas preventivas da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), o cuidado com a exposição solar agora também contará com o apoio dos dados analisados por Damaris, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e duas instituições francesas. O objetivo será divulgar para os dermatologistas de todo o estado, como forma de alerta e precaução, pois é possível prever antecipadamente, em até seis dias, a chegada dos eventos de efeito secundários.

A importância da fotoproteção foi assunto da explanação da dermatologista associada da SBD-RS e professora titular da UFRGS, Tania Cestari. A especialista salientou que algumas substâncias orais ajudam na proteção ao envelhecimento, como é o caso de derivados da vitamina C, E, resveratrol e Polypodium leucotomos.

No painel de dermatologia pediátrica, os palestrantes apresentaram formas de tratamento e atualizações de patologias comuns em crianças. As palestras abordaram, ainda, uma revisão sobre tratamentos de hemangiomas e malformações vasculares; novidades para a intervenção de verrugas e molusco contagioso; e características e manejo de dermatites das fraldas.

Divi WordPress Theme