Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

Ações de prevenção ao câncer da pele da SBD-RS – Dezembro e Verão Laranja

Em harmonia com as atitudes de nossa referência nacional e tendo enfrentado a redução da aderência dos serviços credenciados ao Dia C contra o câncer da pele, com a impossibilidade de atendimento dermatológico mais amplo aos pacientes, ao final de 2017 e início de 2018, a diretoria da SBD-RS optou por diversificar as ações de prevenção ao câncer da pele para esclarecer a população e valorizar o papel do dermatologista especialista.

No dia 2 de dezembro, o Dia C, cerca de 200 pacientes participaram da campanha de rastreamento e orientação no serviço de dermatologia da PUCRS, onde diversos orientadores e todos os residentes engajaram-se ao movimento. Simultaneamente, estivemos presentes, junto a sócios voluntários da SBD-RS, em associações esportivas de porto alegre que aderiram à campanha, levando material impresso e orientações importantes àqueles que frequentam as piscinas e esportes ao ar livre.

A partir da parceria da nacional com a TV RBS/Globo, participamos da Ação Global, dia em que orientamos a população  por cerca de 6 horas, no centro de Porto Alegre.

Ao final de 2017, voltamos nossa atenção ao público do litoral norte. No posto de pedágio de Gravataí, na Freeway, no dia 22 de dezembro, foram distribuídos 15.000 folders. Um frontlight chama a atenção para a campanha Verão Laranja no KM80 da Estrada do Mar até dia 31 de março de 2018.

Ainda, promovemos um dia de orientação à beira mar, nas praias de Imbé, Tramandaí, Capão da Canoa, Atlântida e Torres onde foram distribuídos mais de 8.000 folders, balões e abanadores com orientação ao câncer de pele.

Temos participado ativamente em todas as convocações que as mídias de imagem, rádio e impressa têm nos convocado, reiterando nosso compromisso com a valorização da especialidade e com nosso papel perante à população.

Estamos planejando ações intensivas voltadas ao público infantil, a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2018 e contamos com a participação dos associados. Sugestões de ações são sempre bem-vindas, pois a prevenção ao câncer de pele não pode se limitar a poucos meses do ano.

Hanseníase no Brasil

A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e a Associação Médica Brasileira (AMB) acabam de certificar 35 médicos para atuação na área de Hansenologia. O Brasil conta, atualmente, com cerca de 200 hansenologistas. O exame para obtenção do certificado foi realizado dia 10 de novembro de 2017, em Belém do Pará, onde aconteceu o 14° Congresso Brasileiro de Hansenologia, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros para debater o tema.

O Dr. Rodrigo Vettorato, dermatologista, pela SBD, preceptor da residência médica em dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre, foi aprovado na terceira colocação geral do exame, que contou com candidatos de todo país. Uma excelente conquista para o serviço de dermatologia da Santa Casa.

O Brasil é o segundo país no mundo com maior número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. O RS, apesar da menor taxa prevalência no Brasil, apresenta o maior percentual de   incapacidade grau 2 entre os casos novos de hanseníase diagnosticados no Brasil (dados do Ministério da Saúde 2016).

A falta de profissionais que atuam em hanseníase faz com que o conhecimento adquirido ao longo de anos sobre a doença se perca, não seja propagado, tanto nas universidades, quanto no público em geral. Resultado disso, temos profissionais formados despreparados para diagnosticar e/ou lidar com a doença e a manutenção do estima associado a doença.

Com o diagnóstico tardio, perde-se a oportunidade de curar precocemente o paciente, evitando que o mesmo desenvolva sequelas permanentes, reforçando o preconceito e o isolamento social.

Divi WordPress Theme