Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza recepção aos residentes

Evento foi realizado no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre (RS)

A noite foi de confraternização e de transmissão de informações para os médicos residentes. Na abertura do evento, realizado na sexta-feira (09/03), foi feito um resumo de ações da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS. Entre as diversas realizações, foram detalhadas campanhas de conscientização da população. Além disso, foram apresentadas novidades preparadas para o ano de 2018 como ações sociais, além de simpósios e jornadas que auxiliam na qualificação dos médicos.

A atividade seguiu com um bate papo “Situando o médico e o dermatologista na atualidade” apresentado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD Nacional), José Antonio Sanches Junior e pelo vice-presidente da SBD Nacional, Sérgio Luiz Lira Palma.

– Conseguimos conversar com o Ministério da Saúde sobre temas importantes como a Hanseníase. É importante que os jovens entendam que o dermatologista sempre foi o profissional essencial no tratamento dessa doença e saudamos que a dermatologia foi novamente inserida nesse debate nacional – afirmou o presidente da SBD Nacional, José Antonio Sanches Junior.

Após, foi feita apresentação do presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Flávio Shansis. A abordagem do médico foi direcionada a necessidade de aproximar gerações e as transformações que as inovações e tecnologias estão proporcionando, não só na medicina, mas no dia a dia.

Atualmente o RS tem seis serviços credenciados de dermatologia que recebem os residentes: Hospital de Clínicas, Hospital da PUCRS, Hospital Santa Casa, Universidade Federal de Santa Maria, Ambulatório de Dermatologia Sanitária e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

 

Dermatologista gaúcho descobre nova manifestação de doença de pele escamosa

Estudo já publicado em revistas científicas pode ser confirmado por equipe de pesquisa alemã

A descoberta de um médico dermatologista gaúcho deve entrar para a história da medicina.Divulgada no final do ano passado em duas publicações científicas, uma brasileira e outra internacional, a ictiose acral abre precedentes para explicar que as escamações aumentadas que surgem na pele como resultado de uma produção em excesso de queratina podem sofrer efeito de termossensibilidade. Quem afirma é o associado da Sociedade Brasileira de Dermatologia – (SBD) e autor da pesquisa, Hiram Larangeira de Almeida Júnior.

– O primeiro caso assim descrito, há 20 anos, é a de tipo “calção de banho” que ocorre apenas nas áreas quentes do corpo e cujo defeito molecular foi definido em 2006. Já a nossa descoberta diz respeito às áreas frias como pés e mãos. Documentamos fotograficamente a variação da intensidade da doença nas estações do ano e observamos maior sensibilidade durante o inverno – relata Almeida Júnior.

A pesquisa foi realizada pelo acompanhamento de um paciente de 12 anos, que mostrava uma distribuição diferente das escamações. Ao revisar a literatura, o dermatologista não encontrou nenhuma referência, iniciando, então, a investigação.

– Fiz biópsia, microscopia e descartei várias doenças conhecidas. Por fim, encaminhei o DNA para a Alemanha, onde foram sequenciados 73 genes relacionados à ictiose. Com o resultado normal, soube que a entidade era nova – complementa o associado da SBD-RS.

A mesma equipe do país europeu está examinando uma família local que apresenta um quadro semelhante. Caso se confirme como ictiose acral, será possível, de fato, defini-la como uma nova doença.

 

Curso promove atualização em plataforma de laser dermatológico

Iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS)

O objetivo é capacitar médicos para o uso de equipamentos que oferecem vários recursos terapêuticos em uma mesma sessão. A qualificação será realizada pelos dermatologistas Abdo Salomão Júnior e Simone Ramos, na quinta-feira (19/04), no Auditório da AMRIGS, localizado na Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre (RS).

A capacitação inicia às 19h. O evento é exclusivo para associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Para confirmar a participação, é preciso entrar em contato através do e-mail sbdrs@sbdrs.org.br ou pelo telefone (51) 3339 1811. A plataforma usa diferentes tecnologias de laser, luz intensa pulsada e radiofrequência.

 

Divi WordPress Theme