Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

Pesquisa de Satisfação sobre o “Projeto Amigo Dermatologista”

Há 2 meses iniciamos o “Projeto Amigo Dermatologista” no Caderno Donna do Jornal Zero Hora e mídias sociais. Pelo ineditismo da campanha dentro da especialidade, a Diretoria da SBD-RS Gestão 2017-2018 preocupou-se em elaborar uma pesquisa de satisfação para que o associado pudesse expor sua opinião e a auxiliasse nesta jornada. Foi utilizada uma ferramenta de pesquisas online composta por 3 perguntas objetivas e 1 pergunta subjetiva. A cada nova publicação semanal, o link de pesquisa foi encaminhado por email aos associados. Até o momento, obtivemos 400 visitas à página da pesquisa e os principais resultados serão descritos abaixo:

1. Num ranking de 0 a 5, a nota média para as publicações foi de 4,3.
2. 93,4% dos entrevistados afirmaram que a impressão sobre as publicações foi positiva.
3. Na questão que solicitava a classificação em excelente, muito boa, boa, insatisfatória ou ruim de quatro subitens, obtivemos as seguintes notas:
a. História contada: 74% consideraram excelentes ou muito boas
b. Formato publicitário: 71% classificaram como excelente ou muito bom
c. Imagens utilizadas: 67,2% consideraram excelentes ou muito boas
d. Mensagem: 66,6% classificaram como excelente ou muito boa
Abaixo serão expostas, em ordem decrescente, as principais sugestões dos associados seguidas do parecer da SBD-RS sobre cada uma delas:

1. Sugestões dos associados: Ser mais direto e enfático contra as áreas que “invadem” a Dermatologia.
SBD-RS: Mantivemo-nos no limite jurídico possível para este objetivo, pois, se esta campanha gerasse possíveis ganhos de causa judiciais contra a nossa entidade, isto poderia ser utilizado contrário aos interesses da especialidade.

2. Sugestões dos associados: Melhorar as cores e fontes das letras.
SBD-RS: Procuramos melhorá-las e aperfeiçoá-las no transcorrer das publicações.

3. Sugestões dos associados: Focar mais em temas de estética.
SBD-RS: A SBD-RS representa um contexto geral de Associados e deve ressaltar a importância da especialidade como um todo, mostrando para população a capacitação médica tanto para o âmbito estético quanto o clínico.

4. Sugestões dos associados: Não repetir sempre o mesmo layout das publicações.
SBD-RS: Seguindo esta sugestão, a partir da segunda etapa do projeto serão apresentados outros layouts mesclados com o formato pré-determinado, pois, segundo os profissionais da publicidade, é necessária a repetição para reforço da mensagem e marca da SBD-RS.

5. Sugestões dos associados: Investir mais em mídias digitais.
SBD-RS: A proposta de realizar publicações no Caderno Donna partiu da mobilização de um grande grupo de dermatologistas que propôs a doação de um valor para custear o projeto neste determinado veiculo publicitário. A SBD-RS foi solícita em auxiliar neste processo para que se mantivesse dentro dos melhores preceitos jurídicos e éticos. Assim, gerenciou o uso das doações para as publicações do Caderno Donna, conforme a proposta inicial, e preocupou-se em investir na produção de cards e vídeos correlacionados a cada uma das publicações para que fossem replicados nas mídias sociais.

6. Sugestões dos associados: Utilização de fotos de pessoas mais bonitas.
SBD-RS: Acreditamos que os padrões utilizados atendem aos fins publicitários propostos, aos mais elevados critérios éticos, assim como retratam os aspectos da formação da nossa população.

Estaremos atentos a todas as sugestões que virão no seguimento do projeto e contamos com a participação e colaboração de todos. A pesquisa seguirá sendo enviada aos associados semanalmente.

1ª Jornada Multisserviços da SBD-RS

No dia 19 de agosto de 2017 foi realizada a 1ª Jornada Multisserviços da SBD-RS no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS, evento gratuito.

A Jornada foi muito elogiada e contou com a apresentação de 28 casos oriundos de Serviços de Residência credenciados da SBD e também de outros serviços universitários e de clínica privada do estado. Os casos foram divididos em 7 blocos e cada um deles foi comentado por um professor dermatologista e por um patologista, entre eles o Dr John Veasey, idealizador do evento de mesmo nome na SBD Regional de São Paulo.

Ao todo foram 213 inscritos e 130 presentes (63 sócios titulares, 54 residentes e 13 acadêmicos) que votaram os melhores casos. Abaixo, os vencedores de cada bloco que foram agraciados com uma inscrição para a Jornada Gaúcha deste ano e o Serviço, com o valor de R$1.000,00.

Ao fim do evento, foi votado pela plateia, o melhor caso, que recebeu o 1º Prêmio Dr. Roberto Gervini.

1º Bloco (Dermatoses infecciosas): Hanseníase virchowiana – PUCRS (Laura Riffel Bitencourt)

2º Bloco (Neoplasias): Melanoma amelanótico do aparelho ungueal – ISCMPA ( Ana Paula Lodi)

3º Bloco (Dermatoses pediátricas): Histiocitose cefálica benigna – UFCSPA (Lilian Moraes Ferreira)

4º Bloco (Dermatoses bolhosas/autoimunes) Dermatose bolhosa IgA linear por vancomicina – UFCSPA (Camila Rotta Pereira)

5º Bloco (Dermatoses infecciosas) Estrongiloidíase disseminada – UFSM (Débora Mânica Rockenbach)

6º Bloco (Dermatoses metabólicas/Outras) Acne Conglobata em Transgênero – ADS (Cristiane dos Santos Salvi)
7º Bloco (Dermatoses infecciosas) Sífilis Maligna – HNSC (Clarice Gabardo Ritter)
Resultado Final – Prêmio Dr. Roberto Gervini

Acne Conglobata em Transgênero – ADS (Cristiane dos Santos Salvi)

Contamos com a participação de todos para que este seja um evento que permaneça no calendário da Dermatologia Gaúcha.

Projeto “Todos Unidos contra o Câncer”

No ano de 2017, a Sociedade Brasileira de Dermatologia/RS convidou a Sociedade Brasileira de Mastologia/RS e Urologia/RS a unirem-se através de uma campanha inédita chamada “Todos Unidos Contra o Câncer”.

O objetivo deste projeto é realizar ações conjuntas anualmente, a fim de informar e alertar a população sobre medidas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, mama e próstata através da união das três principais entidades médicas regionais relacionadas a estas doenças e, assim, tornar o impacto social do “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Dezembro Laranja” ainda maior.

Será realizado um encontro das três sociedades médicas com a população no Parcão no dia 24/9 das 9-12h com intuito de informar a população a respeito dos cânceres de mama, pele e próstata, assim como, marcar o início das três campanhas consecutivas. Além da distribuição de folders informativos, estão previstas atividades físicas, distribuição de amostras de filtro solar e objetos com o símbolo da campanha, além da presença da ONG Doutorzinhos que alegrará o evento.

Contamos com a presença dos associados nesse evento tão importante para promoção da saúde da população gaúcha e valorização da Dermatologia.

Divi WordPress Theme