Como escolher o sabonete ideal para o seu bebê

A pele do recém-nascido exerce funções indispensáveis ao seu desenvolvimento: promove proteção por barreira, auxilia o controle de temperatura, troca de gases, manutenção da hidratação e contribui com a imunidade inata. Além disso, seu pH levemente ácido fornece proteção adicional contra germes.

Ao nascimento o recém-nascido tem um pH cutâneo que varia entre 6,3 a 7,5. Dentre a 2º e 4º semana de vida o pH torna-se gradativamente ácido (4,2 a 5,9), aumentando a capacidade de defesa contra bactérias.

A pele do bebê é mais fina e tende a maior perda da água, por isso é muito importante a escolha de produtos adequados para evitar danos a pele.

O banho é um momento de descontração e interação entre mãe e filho, portanto a escolha do sabonete ideal é de fundamental importância para manutenção da higiene e saúde da pele.

Um bom produto de limpeza para os recém-nascidos deve ter pH próximo a 5,5

Os sabonetes com pH alcalinos (mais altos) podem causar ressecamento e irritação na pele.

Os sabonetes líquidos são os mais indicados para o uso diário, principalmente em crianças e lactentes , cuja pele é mais sensível e delicada.

Os syndets ( synthetic detergents) na forma liquida têm o pH mais próximo ao fisiológico ( aproximadamente 5), são indicados para crianças com a pele mais sensível ou com doenças que alteram a barreira cutânea ( como a dermatite atópica e a ictiose). Assim a pele não resseca e permanece hidratada.

Os sabonetes antibacterianos apresentam os maiores pH, portanto não devem ser usados rotineiramente.

A escolha do sabonete ideal para o seu bebê é muito importante para não causar danos e irritação na pele.

Luciana Boff de Abreu

Dermatologista

Dermatologista Pediátrica

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O autor

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.