Cuidado com os efeitos do frio na pele

Queda das temperaturas causa ressecamento e desidratação o que facilita o desenvolvimento de enfermidades

A combinação de vento frio e banhos com água quente interfere na manutenção de uma pele saudável nessa época do ano. É comum no inverno o ressecamento da pele, que apesar de não ser grave, causa incômodo, como coceira e descamação. As partes mais afetadas do corpo são rosto, braços e pernas, podendo em alguns casos evoluir para casos mais graves. Algumas doenças, como os eczemas, a psoríase e a rosácea podem também piorar.

A médica dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, salienta que os hábitos de hidratação devem ser reforçados.

– Neste período, é sugerido reduzir a quantidade de sabonetes ou ainda que se usem produtos dermatológicos sem sabão e reforce-se a rotina de hidratantes, para crianças e idosos, principalmente. A coceira resultante do ressecamento interfere muito na qualidade de vida. Para casos mais graves, indica-se investigar e tratar com o seu médico dermatologista – orienta

Por fim, a médica lembra que, muito comuns em dias mais frios, os aquecedores de ar também precisam ser utilizados de maneira moderada, pois, ressecam e prejudicam a pele.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.