Cuidados fundamentais com a pele do bebê

42ª Jornada Gaúcha de Dermatologia aborda, entre outros temas, os cuidados com a pele das crianças

Pela alta sensibilidade a pele do bebê exige muita atenção dos pais ou responsáveis. Por outro lado, a evolução da medicina ajuda a diminuir os transtornos.

Embora a aparência do bebê seja encantadora, macia e bonita, exige um cuidado intenso para evitar pequenas alterações que, se não tratadas, podem tornar-se um problema maior. Uma das preocupações é de que o médico dermatologista seja consultado não só em quadros já evoluídos, e sim na manutenção e prevenção de doenças.

Entre algumas das ocorrências estão a dermatite atópica, que causa lesões com muita coceira; o molusco contagioso, viral que provoca lesões semelhantes a verrugas; e o hemangioma que é conhecido por proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas avermelhadas ou arroxeadas. Também famosas as brotoejas são bolinhas vermelhas que costumam aparecer em dobras pequenas, no pescoço ou nas axilas do bebê.

As apresentações fazem parte da programação que acontece ao longo do dia sábado (21/10). Os temas da pediatria estão previstos para iniciarem às 8h30min e serão coordenados pela presidente da SBD-RS, Clarissa Prati. O manejo de alopecias em crianças será abordado por Flavia Reginatto (RS). A seguir, Juliana Boza (RS) fala do hemangioma e malformações vasculares. Magda Weber (RS), apresenta o tema da dermatite de áreas em contato com fraldas e Hiram Laranjeira de Almeida Junior encerra falando sobre verrugas e molusco contagioso.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site sbdrs.org.br/eventos.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.