Dermatologista explica quais são os principais tratamentos para olheiras

Métodos podem variar conforme a origem da marca que aparece ao redor dos olhos

Uma boa noite de sono ou tratamentos e cosméticos que prometem uma solução milagrosa nem sempre podem evitar o surgimento das olheiras. O escurecimento abaixo dos olhos pode ter várias origens, o que significa que o tratamento também depende da sua especificidade. A secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha, explica quais procedimentos são possíveis.

– A luz intensa pulsada pode ser utilizada para o tratamento de olheiras vasculares e pigmentares. Esta última também pode ser tratada com despigmentantes tópicos. Já o preenchimento com ácido hialurônico, laser fracionado ablativo, não-ablativo e radiofrequência são opções para as olheiras estruturais. As mistas podem ser resolvidas com uma combinação dos métodos descritos – esclarece Vanessa.

Para identificar os tipos de olheiras, a dermatologista explica que a estrutural se manifesta através de uma sombra abaixo dos olhos, causada por falta de tecido na região ou olhos geneticamente mais fundos e pode ser agravada com o envelhecimento e consequente flacidez. A pigmentar tem um tom amarronado e ocorre pela deposição de pigmento na pele. É mais comum em pessoas de pele morena, alérgicas ou com tendência genética. Já a vascular surge por alterações nos vasos sanguíneos e são avermelhadas, arroxeadas ou azuladas. Há, ainda, as de tipo misto, que são as mais comuns, com uma uma combinação dos sintomas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.