Dermatologistas estimulam a autoestima dos pacientes com maquiagem corretiva

Curso promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) em parceria com o Projeto Social Oficina da Autoestima da Vichy, ocorreu no sábado (16/06)

O rosto é a principal referência estética das pessoas. Por isso, marcas na face fazem com que pacientes escondam-se ou tenham vergonha de usar maquiagem, com receio de ressaltar as imperfeições. Com o objetivo de auxiliar pacientes com doenças dermatológicas que deixam marcas e manchas no rosto em outras partes do corpo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) em parceria com o Projeto Social Oficina da Autoestima da Vichy, promoveu um curso de automaquiagem corretiva.

– Nem sempre a pele é como gostaríamos. Na presença de dermatoses estigmatizantes os pacientes devem buscar conhecer a própria doença, ter suporte familiar e ter muita autoestima. Esta tríade é capaz de debelar qualquer demonstração de discriminação e preconceito. A maquiagem corretiva é um belo truque para auxiliá-los. – explicou a secretária-geral da SBD-RS, Ana Paula Manzoni.

Um dos casos mostrados foi o da Gabriela Mardini Faccioli, de 32 anos. Com hemangioma desde o nascimento, a servidora pública estadual é bem resolvida quanto a presença do hemangioma facial, mas tinha curiosidade de saber como ficaria seu rosto com a maquiagem corretiva. Ficou surpresa com o resultado alcançado pelo trabalho das maquiadoras Lu Thielen e Thais Cardoso, que ajudaram a ministrar o curso.

– Eu gosto do meu rosto e gosto de me ver com a mancha. É uma identificação minha e sempre achei que não gostaria de me ver com maquiagem. Porém, amei o resultado de hoje e é uma forma de elevar a autoestima, sem perder a identidade. Não vou me esconder atrás da maquiagem, mas posso mudar às vezes, me surpreender comigo mesma – avaliou.

A pedagoga Michele de Azevedo Zatar ficou com o rosto manchado após a adolescência e uma série de espinhas internas que surgiram, sem que tivesse um tratamento dermatológico adequado.

– Sempre tive receio de me maquiar e ressaltar ainda mais as marcas. O curso me deixou bem animada, pois foi voltado para pacientes com problemas como o meu. As maquiadoras ensinaram como deixar nossas manchas mais discretas com truques simples. É uma forma de elevarmos a nossa autoestima. É sempre bom olhar no espelho e ver uma pessoa mais alegre e a maquiagem é uma ferramenta poderosa de deixar as mulheres, principalmente, mais felizes consigo mesmas – salientou.

O curso promoveu maquiagens em pacientes com diversos problemas dermatológicos, como vitiligo, espinhas, melasmas, olheiras, hemangiomas e cicatrizes decorrentes de acidentes na infância.

– Queremos trazer autoconfiança para as pessoas e a maquiagem ajuda a proporcionar. Não podemos esconder o que somos, mas a maquiagem tem o poder de nos ajudar nos dias que estamos mais desanimados – afirmou a maquiadora Lucilene Thielen.

O curso de automaquiagem, com o apoio de Vichy, ocorreu na manhã de sábado (16/06), no Centro de Eventos AMRIGS, em Porto Alegre (RS). Contou com a presença de aproximadamente setenta pessoas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.