Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) possui um serviço gratuito que auxilia no diagnóstico de diversas enfermidades. No setor de Dermatologia, este serviço de telediagnóstico é chamado de DermatoNet. Para conhecer essa funcionalidade e entender como é o processo atrás do telefone ou do aplicativo de celular, a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS, Clarissa Prati; a primeira secretária da entidade, Analupe Webber; e o delegado da SBD-RS, Gustavo Corrêa, conheceram as instalações do Telessaude-RS em fevereiro.

Na oportunidade os Dermatologistas gaúchos aproveitaram para entender como funciona o serviço de telediagnóstico em dermatologia.

O DermatoNet é um serviço de telediagnóstico para doenças que se manifestam na pele. O objetivo do aplicativo é dar suporte aos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde do Rio Grande do Sul (APS) no diagnóstico e manejo de lesões, evitar encaminhamentos e diminuir o tempo de espera para consulta com serviço especializado. “Temos por objetivo esclarecer aos nossos associados os conceitos deste primoroso trabalho. Ficamos muito satisfeitos em saber que os Dermatologistas responsáveis pela Teleconsultoria são especialistas SBD”, avalia Clarissa Prati.

Estiveram no encontro o vice-coordenador do TelessaúdeRS, Roberto Umpierre; o gerente Médico do 0800 e RegulaSUS, Natan Katz; além da teleconsultora de Dermatologia, Taiane Sawada.

Como funciona o aplicativo: Depois do pedido de telediagnóstico, os dados referentes ao caso são avaliados pela equipe de especialistas da equipe do DermatoNet. Essa equipe emitirá um laudo, que estará disponível em até 72 horas. O laudo trará uma descrição breve da lesão, hipóteses diagnósticas e sugestões de conduta. Para acessar o laudo é fácil, é só entrar no seu perfil na Plataforma de Telessaúde. Todos os médicos que atuam na APS/AB no Rio Grande do Sul podem acessar.

 

Divi WordPress Theme