Eritema multiforme – Dra. Renata Heck

O eritema multiforme, também conhecido como eritema polimorfo, é uma reação imunológica que se manifesta por lesões na pele e nas mucosas e costuma acometer principalmente adultos jovens entre os 20 e 40 anos de idade.

As lesões cutâneas clássicas apresentam formato de alvo, com as bordas elevadas e avermelhadas e o centro com coloração mais escurecida e algumas vezes com presença de bolhas. As lesões costumam se localizar mais nas extremidades, porém podem aparecer em qualquer região corporal, sendo a cavidade oral o sítio mucoso mais afetado. A presença de sintomas sistêmicos como febre, mal-estar e dores musculares pode acompanhar aqueles casos com maior gravidade.

As causas associadas ao desenvolvimento do eritema multiforme são inúmeras, sendo 90% dos casos secundários a quadros infecciosos. Dentre as infecções, as causadas pelo vírus do herpes são as mais comuns. Diversos medicamentos também são implicados na origem do eritema multiforme.

O tratamento é feito com acompanhamento do médico dermatologista e pode incluir o uso de medicamentos tópicos ou orais dependendo da gravidade e dos sintomas associados. O curso da doença costuma ser auto-limitado, se resolvendo dentro de algumas semanas, sem sequelas, porém alguns casos podem apresentar um padrão recorrente.

Autora: Dra. Renata Heck, dermatologista SBD-RS.

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.