Especialistas destacam realismo de aplicativo que envelhece as pessoas nas redes sociais

Apesar de não ser uma ferramenta perfeita, dermatologistas destacam que processo que simula envelhecimento traz bastante fidelidade ao processo natural que ocorre na face com o passar dos anos

Ele tornou-se uma febre e de um dia para o outro a time line de muita gente na rede social ficou repleta de pessoas com o rosto envelhecido. Seja em famosos ou pessoas comuns, o aplicativo que pode ser usado associado à conta pessoal na rede social, traz bastante realismo na visão de médicos especialistas em dermatologia.

– O aplicativo, de fato, reproduz envelhecimento natural da face das pessoas com a marcação das linhas de expressão de forma muito realista, como no futuro poderia ficar – afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Taciana Dal´Forno Dini.

Alguns fenômenos que a médica aponta que podem ser percebidos são a reabsorção da gordura, aumento de olheiras e da flacidez das pálpebras, aumento dos sulcos nasogenianos (sucos que começam nas laterais do nariz e descem até as laterais da boca de ambos os lados) e das comissuras orais (sulcos nos cantos da boca, que agravam com o passar dos anos). Além disso, nota-se aumento de rugas e acúmulo de gordura na área abaixo do queixo que é bastante comum. Ainda, percebe-se, em alguns casos, aumento do nariz e queda na altura das sobrancelhas.

Para a médica dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, a razão de tanto sucesso da ferramenta é o desejo ou curiosidade natural do ser humano de ver-se no futuro.

– Um detalhe importante é que a partir disso, as pessoas podem até procurar uma correção ou alguma mudança de hábito que promova uma ação preventiva para melhorar algo que a incomode na aparência. Existe o envelhecimento natural, mas há o que chamamos de extrínseco que é causado por fatores ambientais e, estes, podem ser modificados ao longo da vida – explica.

Na avaliação da médica, o aplicativo dá uma impressão bastante fidedigna deixando escapar apenas alguns detalhes.

– Em alguns casos ele não leva muito em consideração a perda óssea e de gordura que ocorre com o passar do tempo. Chamou a atenção em alguns perfis nos quais as pessoas estavam com as mãos erguidas na foto que esta parte do corpo o aplicativo não envelhece na mesma proporção. Ainda nota-se que o foco é na face não havendo muita alteração no pescoço, que á uma área onde há bastante alteração com o passar do tempo – conclui.

A evolução da medicina permite que, hoje, a população valha-se de uma série de procedimentos estéticos que ajudam a retardar o envelhecimento. Entre os mais usados estão tecnologias como lasers e ultrassom microfocado. preenchimentos, bioestimuladores e toxinas botulínicas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.