Todos Unidos Contra o Câncer: entidades promovem ação inédita em Porto Alegre

Iniciativa teve como objetivo marcar o início das campanhas de prevenção já consolidadas para os últimos meses do ano, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja

Conscientizar e orientar as gaúchas e gaúchos sobre a prevenção ao câncer de mama, próstata e pele foi o objetivo da ação “Todos Unidos Contra o Câncer” que ocorreu neste domingo (24/09), no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre. A campanha é uma proposta da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – RS (SBM-RS) e a Sociedade Brasileira de Urologia – Secção RS (SBU-RS).

– Nesta primeira edição, tivemos um resultado acima do esperado. Conseguimos abordar diversos passantes no Parcão e isso só nos favorece no sentido de disseminar a cultura de prevenção aos cânceres mais frequentes aqui no Rio Grande do Sul – declarou a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati.

No local, médicos especialistas em mastologia, urologia e dermatologia puderam conversar e aconselhar as pessoas sobre a importância de exames preventivos e do acompanhamento adequado.

– A principal mensagem que tentamos passar é que o homem procure um médico para fazer uma avaliação. Há alguns anos estamos focando também na saúde masculina. O objetivo é que o urologista possa avaliar outras questões e passar uma orientação ao paciente – destacou o presidente da SBU-RS, Alexandre Fornare.

Para a presidente da SBM-RS, Maria Angela Alexandretti, a ação foi adequada para antecipar o mês de prevenção ao câncer de mama.

– O Outubro Rosa já está consolidado, então, foi muito importante iniciarmos com esta campanha. Queremos atingir todas as pacientes, principalmente as que estão mais longe do acesso ao consultório médico. Até o momento, o que previne e faz o diagnóstico precoce é a mamografia, por isso a importância de reforçar sempre a realização do exame – afirmou Maria Angela.

Entre os três tipos de cânceres alusivos à campanha das entidades, o de pele não melanoma é o mais frequente no país, representando 30% de todos os tumores malignos registrados. Já o câncer de pele melanoma, que tem origem nas células produtoras de melanina, é o mais grave e representa 3% das neoplasias. Assim como os demais, quando detectado precocemente tem altas probabilidades de cura. No Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimava 440 casos em homens e 410 em mulheres, em 2016.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, registrando 28% de novos casos anualmente. No Rio Grande do Sul, a estimativa no ano passado era de 5.210. O instituto também aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Conforme os dados, em 2016 eram estimados 6 mil casos no estado.

“Todos Unidos Contra o Câncer” teve como patrona Lisiane Mota, integrante do I Conselho Consultivo de Pacientes Oncológicos do Hospital do Câncer Mãe de Deus, onde implantou o projeto Lenço Solidário. A ação contou também com o apoio de entidades e empresas de grande importância no estado

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.