Frio eleva cuidados necessários com a pele

Dermatologistas alertam para importância de manter a boa hidratação da pele durante o período de clima seco e temperaturas mais baixas

O frio e o tempo seco afetam a pele de muita gente e, nesse aspecto, o Rio Grande do Sul é um dos locais mais propícios a trazer algum tipo de incomodação. A dermatologista Aline Donati, esteve recentemente na Jornada Sul-brasileira de Dermatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS e falou sobre cuidados importantes que precisam ser tomados.

– A pele sofre de maneira diferente a depender da parte do corpo onde se encontra. As pernas, por exemplo, já são mais secas e nas mulheres que costumam fazer depilação há menor proteção ainda. A isso somam-se o clima mais seco e a água quente do banho, causando mais ressecamento. O que acontece nesses casos é que a pele começa a ter microfissuras por conta da desidratação. Essas partes começam a coçar e ao colocar as unhas, acaba-se agredindo a pele e provocando o que chamamos de eczema, muito comum nessa época do ano – explica.

Um agravante é que nesses casos existe uma certa sensação de alívio ao tomar banho e o processo acaba se repetindo e piorando. Por isso, a recomendação dos dermatologistas é prevenir.

– Quem já tem a pele mais seca, acaba sofrendo mais. Uma dica é evitar o excesso de limpeza e o hábito de esfregar a pele com muita força. Recomendamos cuidado com sabonetes antissépticos que limpam de forma profunda, porém agridem mais a pele durante o inverno. Após o banho a orientação é aplicar hidratante adequado ao tipo de pele – afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Clarissa Prati.

Apesar de preocupar um pouco menos, o cuidado com os fios de cabelo também existe e demanda atenção. Os fios sofrem com o dano provocado pela temperatura muito elevada da água no banho. Quase metade da população enfrenta algum grau de dermatite seborreica e no inverno pode haver uma piora do que é conhecido popularmente como caspa.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.