Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

Eventos de dermatologia debatem uso de imunobiológicos e casos clínicos

 

Nos dias 17 e 18 de agosto, SBD-RS realizará o 1º Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica: Desmitificando o Uso de Imunobiológicos e a 2ª Jornada Multisserviços, respectivamente. Os eventos ocorrerão na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no campus localizado em Porto Alegre – RS.

O objetivo da primeira parte dos encontros é promover o debate entre profissionais da área para desmitificar o uso de imunobiológicos. A programação do segundo dia contempla a apresentação de casos clínicos para discussão da prática dermatológica em geral, desde casos clínicos até complicações de procedimentos e indicações cirúrgicas.

Os eventos têm inscrição conjunta, com valores atrativos. Além disso, os associados participantes concorrem ao sorteio de vagas para participação na Jornada Gaúcha de Dermatologia, que ocorrerá em outubro. Informações no site http://www.sbdrs.org.br/eventos/jornada-multisservicos, pelo e-mail inscricoes@aconteceeventos.com.br ou pelo telefone (51) 3019-2444.

 

Vydence Laser Summit – evento exclusivo para associados

A SBD-RS em parceria com a Vydence promove no dia 16 de agosto o workhshop: Panorama prático: Plataforma Etherea e Agnis (radiofrequência microagulhada): otimizando resultados. O evento será realizado no Auditório da Amrigs e é exclusivo para associados. O programa contempla:

  • Luz intensa pulsada – Dra. Célia Kalil
  • Laser fracionados não ablativos – Dra. Luiza Pitassi
  • 1064 nm long pulse n – Dra. Luiza Pitassi
  • 1064 nm q switched – Dra. Raquel Milão
  • Laser fracionado Ablativo – 2940nm – Dra. Célia Kalil
  • 2940 nm laser fracionado ablativo íntimo – Dra. Raquel Milão
  • Radiofrequência microagulhada – Dra. Luiza Pitassi

As inscrições e informações podem ser realizadas através do e-mail sbdrs@sbdrs.org.br ou pelo telefone 51 3339 1811.

 

Imunológicos na Dermatologia

Os biológicos são medicamentos derivados de agentes vivos, usualmente uma proteína, podendo ser anticorpos monoclonais, proteínas de fusão ou citocinas recombinantes usados no diagnóstico, prevenção ou tratamento de doenças. Vacinas, medicamentos anti-citocinas contra diferentes patologias, insulina humana e toxina botulínica, são exemplos de medicamentos biológicos.

Na dermatologia, a introdução de medicamento imunobiológicos, que bloqueiam ou estimulam porções específicas do sistema imune, revolucionaram a maneira que tratamos diversas doenças. O impacto dos imunobiológicos em nossa especialidade pode ser comparado a introdução dos corticosteróides no armamentário dermatológico, trazendo possibilidade de tratamento a doenças que previamente não possuíam terapêutica específica ou nas quais as alternativas terapêuticas já haviam sido esgotadas. Mais do que isso, o desenvolvimento de moléculas específicas para cada doença trouxe novo entendimento sobre a fisiopatologia de doenças e novas perspectivas para futuros alvos terapêuticos.

Exemplos desta revolução no tratamento dermatológico, com alvos imunes específicos,  podem ser vistos nos casos do tratamento da psoríase com anti-TNFs e anti-interleucinas 17 e 23, o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico com anti-BLyS, o tratamento da urticária crônica com anti-IgE, o tratamento do pênfigo com medicamento anti-CD20 e o tratamento do melanoma maligno com medicamentos anti-CTLA-4 ou anti-PD-1.

O uso dos imunobiológicos na dermatologia já é uma realidade e o futuro certamente trará ainda mais alvos específicos e altamente efetivos para doenças inflamatórias, como a dermatite atópica, alopécia areata, vitiligo e doenças inflamatórias neutrofílicas, assim como para neoplasias cutâneas, como já visto no caso do melanoma maligno.

André V. E. de Carvalho M.D., PhD

Médico do Hospital Moinhos de Vento

Conselheiro do IPC (International Psoriasis Council Councilor)

 

Confira nos links abaixo, artigos desenvolvidos pelo Dr. André V. E. de Carvalho relacionados a terapêutica dermatológica.

Biologics for pityriasis rubra pilaris treatment: A review of the literature.

Review article

Napolitano M, et al. J Am Acad Dermatol. 2018

 

Dupilumab for treatment of atopic dermatitis.

Review article

Seegräber M, et al. Expert Rev Clin Pharmacol. 2018

 

Effectiveness of systemic treatments for pyoderma gangrenosum: a systematic review of observational studies and clinical trials.Partridge ACR, et al. Br J Dermatol. 2018

Efficacy and Safety of Guselkumab, an Anti-interleukin 23 Monoclonal Antibody, for Palmoplantar Pustulosis: A Randomized Clinical Trial.Terui T, et al. JAMA Dermatol. 2018

Review article

Veilleux MS, et al. J Allergy Clin Immunol. 2017.

 

Divi WordPress Theme