Telefone / Fax: (51) 3339.1811 sbdrs@sbdrs.org.br

Especialistas debatem evolução no diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas

A 43ª Jornada Gaúcha de Dermatologia, realizada em Porto Alegre, em outubro, no Sheraton Hotel, foi um sucesso

Foram dois dias de intensos debates, apresentações de casos clínicos, incluindo estudantes de medicina na especialidade, e ensinamentos nas diversas áreas da dermatologia. Os cursos pré-jornada foram realizados na sexta-feira (19/10) e as aulas da Jornada ocorreram no sábado (20/10) divididas por blocos com temas ligados a Cabelos, Infecções Cutâneas, Procedimentos em Consultório, Tratamento do Corpo, Inovações e Tratamento da Face.

De forma paralela, foi realizada a 2ª Reunião das Ligas Acadêmicas de Dermatologia e Atualização Clínica. Entre as atrações especiais destacaram-se a palestra, “A atenção (e a tensão) está no DIGITAL com Maurício Conti (SC) e o “O futuro da medicina é reinventar-se” com Pedro Schestatsky.

O evento contou com a participação de médicos renomados em suas áreas de atuação, além da presença do vice-presidente da SBD Nacional e presidente eleito para o próximo biênio, Sérgio Palma. Entre os palestrantes de fora do estado estiveram Alessandra Romiti (SP) e Daniela Ribeiro (SC).

Ao todo, tivemos 178 dermatologistas inscritos e 41 estudantes de medicina.

O estudo ”Automedicação nas condições dermatológicas em pré escolares de zero a 24 meses de idade” de autoria de Flávia Bresciani Medeiros, Mariane Correa Fissmer e Dayani Galato, recebeu a premiação de melhor trabalho de investigação e o trabalho “Paquidermodactilia: condição cutânea benigna que deve ser lembrada”, de autoria de Carolina Meert Merten, Analú Vivian, Lana Becker Micheletto e Magda Blessmann Weber foi premiado como o melhor casos clínico do evento.

Ação vai oferecer avaliações à procura de lesões de câncer de pele no Centro de Saúde IAPI

Iniciativa faz parte das ações do Dezembro Laranja, organizado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

De forma pioneira o “Postão do IAPI” vai fazer parte das ações do Dezembro Laranja em nosso Estado. A Campanha Contra o Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia tem como objetivo principal alertar para importância do diagnóstico e prevenção do câncer de pele.

No local, serão oferecidas 150 fichas para atendimento, distribuídas a partir das 9h do dia 1º de dezembro. O atendimento será por ordem de chegada.

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente do Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos. A principal forma de prevenção são as medidas de fotoproteção diárias, principalmente para pessoas com pele mais clara e com exposição direta ao sol.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS – agradece o apoio da Sociedade de Cirurgia Plástica do Rio Grande do Sul e a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que contribuirá com o local e pessoal de apoio, bem como auxiliará no encaminhamento para resolução de eventuais casos suspeitos identificados no IAPI durante a Campanha.

Campanha de prevenção ao câncer de pele leva ações de conscientização para escolas da capital

Materiais com o tema e a Turma da Mônica serão distribuídos para incentivar crianças a se protegerem da radiação ultravioleta

A proximidade do verão e das férias escolares aumenta a preocupação com relação à exposição solar das crianças. Com o objetivo de conscientizar os pequenos sobre os cuidados com a pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) vai realizar ações em escolas de Porto Alegre na sexta-feira (30/11) e na quarta-feira (05/12).

No primeiro dia, a programação contempla a Escola Estadual de Ensino Fundamental Prudente de Morais, às 7h45min, e a Escola Estadual de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Hoff, às 9h45 min. Já no início de dezembro, será a vez do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, às 16h15min.

A atividade integra a iniciativa “Sol, amigo da infância”, voltado ao desenvolvimento de hábitos de fotoproteção em alunos de 5 a 10 anos, para que aprendam por que e como devem se proteger da radiação ultravioleta. A campanha conta com materiais desenvolvidos especialmente para atrair as crianças, com filme e gibis da Turma da Mônica.

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS divulga eventos para 2019

Além de campanhas e cursos promovidos pela entidade, também estão previstos encontros nacionais e internacionais

O próximo ano promete agenda cheia para os dermatologistas gaúchos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS divulgou, recentemente, as datas de seus eventos. Dois deles serão realizados em parceria com a entidade nacional. Além disso, ao longo de 2019 também estão previstos cursos gratuitos e campanhas como Todos Unidos Contra o Câncer e Dezembro Laranja.

  • 15 de março: Recepção de residentes (Porto Alegre)
  • 30 e 31 de maio e 1° de junho: 41° Simpósio Nacional de Dermatologia Tropical da SBD – Derma Trop (Hotel Deville Prime – Porto Alegre)
  • 16 e 17 de agosto: 3ª Jornada Multisserviços e 2° Simpósio Gaúcho de Terapêutica Dermatológica – Imunobiológicos na prática: como e quando começar (Campus Unisinos – Porto Alegre)
  • 31 de outubro, 1° e 2 de novembro: 27ª Jornada Sul Brasileira de Dermatologia, IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD (Gramado) e 44ª Jornada Gaúcha de Dermatologia.
Divi WordPress Theme