Mariposas podem causar dermatite de contato na pele e nos olhos

Durante as estações mais quentes do ano aumenta a quantidade dos insetos

Comuns neste período do ano, as mariposas, especialmente das espécies Hylesia e Euproctis, podem causar problemas na pele e olhos das pessoas. De acordo com a secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Vanessa Santos Cunha, elas possuem estruturas que se assemelham a espinhos, que se desprendem com o bater das asas e podem se disseminar através do vento.

– Estudos recentes apontam para a presença de histamina na extremidade destes órgãos. Em contato com a pele, podem provocar desde uma simples dermatite de contato, com coceira, vermelhidão e descamação da pele até uma urticária aguda. Podem, também, em contato com os olhos, causar conjuntivite de intensidade variável e sensação de corpo estranho nos olhos – explica Vanessa.

O sucesso do tratamento, assim como as demais doenças, depende da rápida identificação dos sintomas pela população e profissionais da saúde. Medidas como telas nas janelas e fechar a casa antes de anoitecer, além de antiinflamatórios tópicos e antialérgicos sistêmicos são essenciais para a cura destes pacientes e prevenção de novas lesões e surtos no futuro.

No início do ano, Sapiranga, no Vale do Sinos, relatou um surto de alterações cutâneas e oculares que poderiam estar relacionadas às mariposas. Conforme Vanessa Santos Cunha, estas epidemias podem ser causadas por desequilíbrios ambientais como desmatamento e poluição. No entanto, fora estas situações, pessoas mais sensíveis também podem sofrer com a dermatite de contato.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.