Molusco contagioso – Dra. Michelle Lise

Crianças são muito comumente acometidas por molusco contagioso.

As lesões podem ter a parte central mais deprimida (umbilicada), como um pequeno vulcão, espalhadas pelo corpo. Podem ser rosadas ou cor da pele, coçar ou não e podem inflamar e infectar com saída de pus.

São causadas por um vírus chamado Poxvírus. Crianças com pele seca, alérgicos e atópicos são mais propensos a desenvolver molusco contagioso.

Em crianças costumam ser transmitidas pelo contato direto da pele com lesão em abraços e brincadeiras com contato, tão comuns na idade. Em adultos acometem mais a região genital sendo consideradas doenças sexualmente transmissíveis.

Em geral as lesões somem sozinhas após alguns meses, porém no caso de inflamação, infecção ou lesões muito numerosas pode ser indicada investigação e tratamento dermatológico específico. Converse com seu dermatologista.

Autor: Dra. Michelle Lise

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.