Atualização em Envelhecimento da Pele – Dra. Stela Cignachi

Atualmente, sabemos da importância da exposição ambiental ao longo da vida dos seres humanos e os seus principais efeitos. Na pele, o envelhecimento está associado a fatores como genética e alterações hormonais e às exposições externas como radiação solar, agentes químicos, poluentes, estilo de vida, que inclui o tabagismo, entre outros. Estudos atuais têm demonstrado que a luz visível também é capaz de induzir aparecimento de manchas na pele, assim como a poluição de causar alteração da barreira de proteção da pele causando ressecamento e a formação das rugas.

Para diminuir este processo de agressão, o corpo humano, através de conjunto de processos fisiológicos, é capaz de neutralizar grande parte destes agentes agressores, prevenindo o estresse oxidativo e a formação dos radicais livres nas células da pele. Contudo, com o passar do tempo, vamos naturalmente perdendo esta capacidade de correção e ficamos mais suscetíveis as doenças cutâneas.

Então, pensando na prevenção do envelhecimento da pele e nos cuidados diários específicos que devemos tomar para evitar estes danos e atenuar os sinais de envelhecimento nas suas diferentes fases de formação, os procedimentos dermatológicos, assim como uso de dermocosméticos e nutracêuticos indicados pelo dermatologista são importantes.

Uma avaliação individualizada com plano de tratamento e a prescrição de produtos com ativos específicos para seu tipo de pele, de acordo com a sua necessidade, são importantes. Dentre eles, podemos destacar o ácido ferúlico, phloretin, células tronco da uva, vitamina C e E, entre outros.

Além disso, mudanças comportamentais de hábitos, como a alimentação saudável com consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como por exemplo a laranja (vitamina C), o extrato da uva rico (rico em polifenóis e resveratrol), o azeite extra-virgem e tantos outros, são importantes para modular a respostas ao estresse e processos inflamatórios relacionados ao envelhecimento da pele.

Procure um médico dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para lhe prescrever o tratamento mais indicado e cuidar da saúde e beleza da sua pele.

Autor: Dra. Stela Cignachi, dermatologista associada da SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.