PALAVRA DO DERMATO – Dermatologia em geral

A Dermatologia é a especialidade médica voltada para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de queixas e doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. O dermatologista é o profissional que tem treinamento e conhecimento para avaliar sua a pele de uma maneira integral, visando tanto diagnosticar e tratar possíveis problemas, quanto realizar procedimentos cirúrgicos e estéticos que melhorem a saúde e a beleza da pele como um todo.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é a única reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), sendo, portanto, a representante oficial dos dermatologistas no país. Para ser um dermatologista é necessário ser formado em medicina, cursando seis anos de estudo em período integral. Os médicos formados para se tornarem especialistas, fazem residência médica em Dermatologia, que tem duração de três anos, em período integral. Para ingressar o médico passa por um difícil processo seletivo, com prova específica bastante concorrida. Ao final desta etapa, fica registrado no Conselho Federal de Medicina como dermatologista, e esse registro fica disponível para consulta de todos os cidadãos, através de um número chamado Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Médicos que não possuem RQE não podem se intitular dermatologistas.

Você pode consultar se o profissional que está lhe atendendo é realmente um dermatologista, para isso, entre na página do Conselho Federal de Medicina: http://portal.cfm.org.br

Valorize sua saúde consultando um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia!

Autor: Dra. Juliana Boza – Dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.