PALAVRA DO DERMATO – Poros dilatados

O que são?
Os poros são pequenas aberturas na pele, por onde saem os pelos e desembocam as glândulas sebáceas, que produzem o sebum (a oleosidade) da pele. As glândulas sebáceas são estimuladas pelos hormônios andrógenos, ficando mais ativas após a puberdade. As áreas com maior oleosidade, costumam apresentar poros mais dilatados, como a “zona T” do rosto, que corresponde à testa, nariz e queixo. O tamanho dos poros varia de acordo com cada indivíduo, podendo ser influenciado pelos hormônios, calor, grau de oleosidade e pela flacidez.

Tratamento e prevenção:
O uso de sabonetes com propriedades adstringentes, tônicos, esfoliantes (de maneira controlada) e medicamentos tópicos, como por exemplo os ácidos retinóico e salicílico, podem auxiliar no controle da oleosidade, assim como o uso de filtros solares adequados para cada tipo de pele. A isotretinoína oral reduz a oleosidade e ameniza o tamanho dos poros, no entanto, devemos lembrar que os tratamentos não são definitivos, e após a interrupção das medicações, tendem a retornar, necessitando de acompanhamento e manutenção.

Os peelings químicos, a microdermabrasão, o microagulhamento e os lasers também podem ser utilizados para melhorar a textura da pele e o aspecto dos poros.

Autora: Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini – Dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.