Problemas Dermatológicos nos Adolescentes – Dr. Damiê De Villa

A adolescência é um período de transformação e com isso surgem alterações hormonais que causam modificações na pele.

Nessa fase, a pele geralmente torna-se mais oleosa e pode surgir a formação de acne que é a doença resultante de um processo inflamatório dos folículos pilossebáceos e das glândulas sebáceas.

Pelo crescimento e/ou aumento de peso podem surgir outros problemas tão temidos como as estrias que são ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele formada por colágeno e elastina, e como a celulite, que é um termo coloquial para depósito de gordura e tecido fibroso causando irregularidades na pele.

Além disso, nesse período, as meninas têm uma necessidade crescente de se sentirem mais bonitas e esse fator aumenta seu interesse no uso de maquiagem, porém, essas não devem ser utilizadas sem uma boa orientação.

É interessante também lembrar que os adolescentes, principalmente os meninos, passam por uma fase de rebeldia, mas ter cuidados com a pele nessa época da vida é tão importante quanto depois de mais velho. É nesse período que podemos evitar as cicatrizes, tanto de acne quanto das estrias. Quanto mais cedo começamos a cuidar do problema, mais fácil será sua resolutividade.

É fundamental, diante de tantas mudanças, uma consulta com o médico dermatologista para que possamos ter orientações adequadas para manter a pele saudável e tratar possíveis problemas, salientando que praticamente todas as alterações cutâneas que surgem na adolescência tem solução quando tratadas de maneira correta e precoce.

Autor: Dr. Damiê De Villa, dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.