Proteção que vai além do protetor solar

Campanha Dezembro Laranja terá ações nos dias 2 e 15 de dezembro em Porto Alegre e interior do estado

Até março, gaúchas e gaúchos estão expostos a altos níveis de radiação ultravioleta (UV), registrando índices extremos, conforme as categorias de intensidade da Organização Mundial da Saúde (OMS), em dezembro e janeiro. Além do protetor solar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) orienta a população a tomar outras medidas como forma de prevenção ao câncer de pele.

– Deve-se evitar exposição das 10h às 16h, usar chapéu de abas mais largas e, de preferência, roupas com proteção aos raios UV, ou procurar cobrir o máximo possível a pele para evitar o contato direto com os raios solares. Estas medidas em conjunto ajudam a reduzir as chances de desenvolver lesões pré-malignas ou malignas – destaca a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati.

As medidas gerais de fotoproteção, inclusive, são o foco da campanha Dezembro Laranja promovida pela SBD nacional, em conjunto com as seccionais. A ação tem cada vez mais destaque na prevenção do câncer de pele no país, visto que é o mais frequente no Brasil, representando 30% de todos os tumores malignos registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Paralelamente, a medicina também tem avançado nas formas de tratamento da patologia.

– As intervenções em campos com diversas lesões ( ou de cancerização) tornaram-se mais efetivas. As lesões suspeitas geralmente aparecem no couro cabeludo, face, antebraço, colo e mãos. Ao perceber estas alterações, os pacientes devem procurar um dermatologista. Lutamos pelo diagnóstico precoce, pela prevenção e pela maior possibilidade de cura. Neste sentido, detectar a doença em seu estágio inicial é essencial – complementa Clarissa.

Ainda conforme o INCA, a doença é mais comum em pessoas acima de 40 anos e com pele clara, mais sensíveis à ação dos raios solares. Pacientes com doenças cutâneas prévias também podem estar mais suscetíveis à patologia.

A campanha Dezembro Laranja iniciou no sábado (02/12) em todo o país. No Rio Grande do Sul, a SBD-RS contou com ações em quatro clubes: Associação Leopoldina Juvenil, AABB, Belém Novo Golfe e Grêmio Náutico União, além de atividades em unidades de atendimento de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Tapera. No dia 15 de dezembro, a SBD-RS também participará de uma ação de conscientização sobre o cancer de pele, no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Sobre a SBD/RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação.

 

A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.

Publicações recentes

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.