Você sabe o que são nevos atípicos? Dra. Clarissa Reinehr

Você sabe o que são nevos atípicos?

Nevos atípicos, também denominados nevos displásicos ou nevos de Clark, são pintas na pele que apresentam características diferentes das pintas/nevos comuns: são maiores de 5mm em diâmetro, possuem aparência irregular, bordas mal definidas e irregulares e a distribuição de cores também pode ser irregular.

Os nevos atípicos começam a surgir a partir da adolescência e novas lesões podem continuar surgindo ao longo de toda a vida. Eles podem ser atípicos desde seu surgimento ou podem vir de nevos comuns que se modificam.

Existem famílias que possuem vários indivíduos com muitos nevos e que apresentam alguns nevos atípicos (Síndrome do nevo atípico), nesse caso esses pacientes possuem risco aumentado de até 500 vezes para desenvolvimento de melanoma, um tipo de câncer de pele agressivo. Outras pessoas, por sua vez, apresentam nevos atípicos sem ter histórico na família e tem um número variável de nevos atípicos, neste caso o risco de desenvolver melanoma é menor, e aumenta conforme aumenta o número de nevos atípicos.

O diagnóstico de nevos atípicos é feito pelo médico dermatologista através do exame clínico, e pode ser auxiliado por um método chamado dermatoscopia, que é feito através de um aparelho que ilumina e aumenta o tamanho das lesões para que possam ser vistos detalhes não vistos a olho nu.

Pacientes com nevos atípicos devem realizadas visitas periódicas para revisão de todas as pintas/nevos do corpo com médico dermatologista.

Se ainda houver dúvida após o minucioso exame da pele quanto ao nevo atípico, a retirada da lesão para descartar câncer de pele do tipo melanoma pode ser necessária.

Autor: Dra. Clarissa Reinehr – Dermatologista SBD-RS

A SBD-RS não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos apresentados na Palavra do Dermato. O artigo apresentado acima é de total responsabilidade do autor.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conecte-se

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Se de acordo, clique em ACEITAR ao lado.